Menu
Equipe
Acessos
1707012
pageviews
Notícias
15/08/2018
Guaramiranga e Quixadá ganham reservas naturais particulares de proteção permanente

A Associação Caatinga, com o apoio da Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza concluíram os processos de criação de duas novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

Uma delas está localizada em Guaramiranga, no Maciço de Baturité e a outra no município de Quixadá, no Sertão Central. A divulgação foi feita pela Associação Caatinga neste terça-feira (14).

De acordo com a instituição ambiental, a RPPN Sítio Lagoa, localizada em Guaramiranga, foi criada em janeiro deste ano.

São 70 hectares na região serrana, a 110 km da capital cearense. A segunda reserva natural foi criada recentemente na Fazenda Fonseca, a pouco mais de 5 km do Centro de Quixadá. Trata-se da propriedade de Irmã Heloísa e Maurício Holanda, possuindo 226,20 hectares.

Ambas foram aprovadas a partir do projeto RPPN: Conservação Voluntária Gerando Serviços Ambientais.

Promovido pela Associação Caatinga, o plano tem como objetivo contribuir para a conservação no bioma Caatinga através do apoio à criação e fortalecimento das Unidades de Conservação privadas em áreas de mata nativa no Ceará.

A proposta era criar, no mínimo, duas RPPNs. Prevê, ainda, a execução de importantes ações previstas no Plano de Manejo da Reserva Natural Serra das Almas, gerida pela Associação Caatinga.
Associação Caatinga e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

A parceria iniciou em 2002 quando a Associação Caatinga apoiou a realização, em Fortaleza, do 3º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Nos anos de 2007 e 2008 a Associação executou um projeto de ecodesenvolvimento patrocinado pela Fundação Boticário, que fomentava o desenvolvimento sustentável em comunidades rurais de Crateús (CE) e contribuía principalmente para a geração de renda.

Ainda de acordo com a Associação Caatinga, ao longo dos quase 20 anos de atuação desta entidade ambiental a Fundação Boticário tem sido uma grande parceira na promoção de desenvolvimento sustentável, na criação de Unidades de Conservação e desenvolvimento de estratégias para diminuir o risco de extinção de espécies silvestres ameaçadas, como o Tatu-bola.

Fonte: Diário Sertão Central

Notícias anteriores
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará
(c) 2010 - Digital Brasil Host - Direitos Reservados - Licenciado para Rádio tres Fronteiras - O conteúdo do site é de inteira responsabilidade de seus mantenedores, licenciados ou colaboradores. Os direitos dos conteúdos publicados pertencem exclusivamente as suas fontes, reproduzidos ou veiculados com a finalidade de divulgação e informação. Termo de Uso. Política de Privacidade. Painel Administrativo. Permalink.