Menu
Equipe
Acessos
1713528
pageviews
Notícias
11/10/2018
Fundação Memorial Padre Cícero é certificada com o Registro de Museus

Juazeiro do Norte. O Instituto Brasileiro de Museus emitiu certificado de registro de museus para a Fundação Memorial Padre Cícero. O documento reconhece a instituição a partir de critérios estabelecidos pelo Estatuto que orienta sobre a implantação e funcionamento de museus em todo o Brasil. Com isso, a instituição está credenciada para participar da concorrência de editais públicos destinados ao setor.

A Fundação reuniu e enviou documentos que comprovam que a entidade atende aos requisitos mínimos que caracterizam um museu. “Quem possui o Registro, recebe pontuação extra, pois, pela legislação vigente, demonstra que tem requisitos mínimos para ser considerado um museu e não apenas uma coleção visitável”, explica a presidente da Fundação Memorial Padre Cicero, Cristina Holanda.

Entre os critérios para ser certificado com esse registro, o museu precisa ser um espaço público aberto à visitação, com uma rotina de expediente definida e sem fins lucrativos, sendo ainda um espaço destinado à pesquisa e a divulgação, espaço de educação, lazer, pesquisa e entretenimento, servindo à sociedade.
No projeto “Pontos de Memória Institucional” foi criada uma exposição permanente que conta a história da Fundação.

“Receber esse registro significa que estamos caminhando dentro da legislação brasileira existente sobre os museus no País. Já estamos funcionando de acordo com o que a legislação solicita”, ressalta Cristina Holanda.

A Fundação Memorial Padre Cícero abriga objetos que pertenceram ao Padre Cícero reunidas no museu. Além disso, há mais de 13 mil itens com fotos, livros, jornais, revistas, cartas, entre outros documentos. Lá, privilegia a história do sacerdote e a história do Município.

Ponto de memória

A Fundação Memorial Padre Cícero – que completou 30 anos de inauguração – foi o primeiro de cinco locais contemplados pelo projeto Ponto de Memória Institucional, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). De uma pesquisa iconográfica, documental e também das lembranças dos moradores do entorno da instituição, resultou na exposição “Sob as bênçãos do Padim” e no livro “Memorial Padre Cícero e outras histórias”, lançados no último dia 16 de agosto.

Registro de Museus

O Registro de Museus é obrigatório e visa criar mecanismos de coleta, análise e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros, com o propósito de aprimorar a qualidade de suas gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais.

Previsto pelo Estatuto de Museus, Lei 11.904/2009 e regulamentado pelo Decreto nº 8.124/2013, o Registro de Museus é um produto da Rede Nacional de Identificação de Museus (Renin) e resultado do trabalho conjunto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e dos Sistemas Estaduais de Museus, e possibilitará o trabalho em rede em torno de uma plataforma colaborativa que irá reunir e compartilhar informações com todo o país.

Fonte: Diário Cariri

Notícias anteriores
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará
(c) 2010 - Digital Brasil Host - Direitos Reservados - Licenciado para Rádio tres Fronteiras - O conteúdo do site é de inteira responsabilidade de seus mantenedores, licenciados ou colaboradores. Os direitos dos conteúdos publicados pertencem exclusivamente as suas fontes, reproduzidos ou veiculados com a finalidade de divulgação e informação. Termo de Uso. Política de Privacidade. Painel Administrativo. Permalink.