Menu
Equipe
|
Notícias
18/07/2013
Dilma: "Águas vão rolar no Ceará e no Nordeste"
“As águas, de fato, vão rolar no Ceará e no Nordeste”, disse a presidente Dilma Rousseff (PT) pouco depois de assinar a ordem de serviço para a construção do primeiro trecho do Cinturão das Águas. A obra pretende circundar o Estado e levar água para as áreas mais atingidas historicamente pela seca.
Dilma citou dados do Governo do Estado e disse que o Cinturão vai garantir 95% da demanda de água no Ceará até 2040. “A segurança hídrica é a mais importante que se pode dar a alguém, porque água é vida.” O primeiro trecho, que está orçado em R$ 1,5 bilhão, vai levar água do reservatório Jati (524,8 quilômetros de Fortaleza) para a região do Cariri. Há outros três grandes trechos no projeto.
Apesar de esta ter sido a terceira visita de Dilma ao Ceará apenas este ano, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, aproveitou para fazer novo pedido à presidente.
Ele convidou Dilma para retornar ao Estado em setembro e ir a Juazeiro do Norte (493,4 quilômetros de Fortaleza) visitar obras da transposição do Rio São Francisco.
A obra vai abastecer 17 municípios cearenses com água para consumo humano, hidratação animal e também para promoção da agricultura irrigada e de atividades industriais.
A previsão é que a obra seja concluída até o fim de 2015, beneficiando os municípios de Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Mauriti, Barbalha, Crato, Milagres, Nova Olinda, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Aurora, Cariús, Iguatu, Quixelô, Icó e Orós.
Fonte: O Povo
Notícias anteriores
|