Notícias
03/03/2014
Conselho Tutelar de Campos Sales faz campanha preventiva e de proteção no carnaval
Praticamente um em cada quatro casos de exploração sexual de crianças e adolescentes que ocorre no Estado é registrado no período do Carnaval, segundo a Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Ceará. O carnaval registra 25% dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes
Com o objetivo de combater estes crimes e agilizar a ações dos órgãos competentes, os Conselhos Tutelares do Estado estão funcionando em regime de plantão no período.
No Estado, existem 190 Conselhos Tutelares e cerca de 950 conselheiros que estão em regime de plantão. No ano passado, foram feitas 6.109 denúncias de violência contra pessoas entre 0 e 17 anos, deixando o Estado na 11ª posição do País. O número é 12% menor que o de 2012.
Direitos
Os dados nacionais revelam que a violação de direitos mais recorrente contra crianças e adolescentes é a negligência, com 73% dos casos. Em seguida vem a violência psicológica (50%), física (43%) e, em quarto a violência sexual (26%). A maioria das ocorrências ocorre com jovens entre 8 e 14 anos.
Para conscientizar a população sobre os abusos neste período festivo, informando sobre a necessidade de prevenir os crimes, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes no Carnaval.
Em 2013, foram contabilizadas 124.079 denúncias em todo o Brasil, número 22% a menos que no ano anterior, quando houve 130.029 registros de exploração.
Campos Sales
Aqui em Campos Sales, o Conselho Tutelar agora com novos membros (Dulce, Francisca, Ângelo, Luciano e Marcos) está atento ao desenrolar de mais um carnaval e em regime de plantão têm feito trabalho de prevenção, orientação, distribuindo preservativos, folders e fisicamente está presente realizando trabalho em prol da vida.
Acabar com a exploração sexual, o alcoolismo e o consumo de outras drogas por parte de crianças e adolescentes, será sempre uma luta constante, porém o trabalho de orientação e proteção, mesmo que não tenha todo o apoio necessário, está sendo feito.
Qualquer notícia de abuso, chame o Conselho Tutelar ou a Polícia Militar, denuncie 190.
Notícias anteriores
|