Menu
Equipe
|
Notícias
13/09/2011
Enem – Colégio Militar de Fortaleza é única escola do Ceará com melhor desempenho
O Colégio Militar de Fortaleza (CMF) é a escola pública cearense com melhor desempenho na avaliação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2010. A posição se refere às instituições com maior taxa de participação de estudantes, novo critério do Ministério da Educação (MEC) para reunião dos resultados do Exame. O CMF teve mais de 75% de estudantes participando da prova, alcançando, assim, o 10º lugar no Ceará e o 350º entre as 4.587 escolas participantes e com índice semelhante de comparecimento de alunos.
O primeiro lugar do Estado foi conquistado pela sede Aldeota do colégio particular Farias Brito, 95º lugar nacional no mesmo grupo das escolas com mais de 75% de participação. Os dados foram divulgados no último domingo pelo MEC e traçam uma avaliação dos estudantes concludentes do Ensino Médio Regular no exame, criado em 1998. Mais de 3,2 milhões de estudantes realizaram as provas em 2010.
A novidade na mensuração e divulgação dos resultados da prova de 2010 está na divisão das escolas em quatro grupos, a partir da taxa de participação de alunos, nos intervalos de 75% a 100%; de 50% a 75%; de 25% a 50%; e menor que 25%. De acordo com o MEC, em decorrência da divisão por grupos, não há como fazer medição de um resultado geral, nacional ou por Estado, nem um estudo comparativo ao ano passado.
Os melhores
Para o sub-diretor de Ensino do Colégio Militar de Fortaleza, coronel Wallace Cunha de Oliveira, o bom desempenho dos alunos é resultado do trabalho multidisciplinar contínuo oferecido em todas as escolas militares do País. Desde o ano passado, quando o Enem se tornou exigência para ingresso na Universidade Federal do Ceará (UFC), os temas são trabalhados cotidianamente. “Há preparação pela manhã e à tarde temos as Oficinas do Enem, que são aulas com conteúdo preparado. E fazemos simulados para preparar o aluno”, detalha.
Já os segredos para o sucesso da Organização Educacional Farias Brito, segundo o diretor superintendente Tales de Sá Cavalcante, estão no incentivo à leitura e à formação filosófica desde as séries iniciais. O treinamento de professores comprometidos com o aprendizado é também fator de importância para a escola. “Sempre evitamos o decoreba, puxamos o aluno para o raciocínio. Nosso professor é treinado para orientar e não para repassar conteúdo”, diz.”
Fonte: O Povo
Notícias anteriores
|