Menu
Equipe
|
Notícias
14/11/2011
Garoto de Alto Santo vence concurso nacional de literatura
O texto de Francisco das Chagas da Silva conta a história de um menino estava sentado no batente de sua casa e, deslumbrado com as máquinas voadoras que chegaram a sua cidade, resolve conhecê-las. “Uma coisa chamada helicóptero” é um dos textos entre os dez melhores do Brasil na categoria Ensino Fundamental II, com escritos de alunos do 1º ao 9º ano, do concurso do Instituto Ecofuturo.
O menino sonhava que doces, cadernos, lápis, borracha, mochilas, cestas básicas, brinquedos, mudas de plantas e até um dentista para “arrumar” seus dentes pudessem cair como presentes do céu, mas, na verdade, homens armados procuravam ladrões. A história de encantamento e desilusão do jovem de 15 anos foi vencedora no concurso com 4.500 inscritos em todo o País. Francisco é aluno do 8º ano da Escola Municipal Urcesina Moura Cantídio, de Alto Santo, e foi orientado pela professora Maria Gisélia Gomes, que viajou com ele a São Paulo no último dia 7 para receber o prêmio.
Cristiane Fontelles, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo, falou do diferencial encontrado no texto. “A gente procura autoralidade, abertura emocional, uma escrita leve que fuja de padrões”.
Segundo ela, o texto do jovem mostra um olhar positivo sobre a vida e não resmungos sobre os problemas. “O texto do Francisco brilhou aqui na instituição, ele fala do que está perto, da vida dele”.
Irene Bezerra, mãe de Francisco, não sabe ler, e ficou satisfeita com a vitória do filho. “Estou muito feliz, ele é estudioso demais!”, comemora. O jovem, que sonha em ser jogador de futebol, gosta muito de Português e disse que nunca imaginou ser um dos vencedores. “Quando eu soube, me senti nas nuvens. Agora estou famoso na escola. Fiz oficinas de literatura, passeei, assisti a uma peça de teatro em São Paulo. Essa é minha história, o texto é baseado em fatos reais”.
Foram seis categorias, 60 textos vencedores, avaliados por 70 profissionais de várias áreas e por 12 jurados. Segundo a diretora, também são premiadas as escolas e os educadores responsáveis por orientarem seus alunos. “Toda conquista é resultado de um trabalho de equipe”.
Notícias anteriores
|