Menu
Equipe
|
Notícias
13/04/2012
Projeto sustentável em Aiuaba
É possível produzir no sertão dos Inhamuns, uma das áreas mais secas do semiárido nordestino, sem depender de chuvas, de forma sustentável e sem agredir o meio ambiente? A resposta vem da zona rural deste Município. Embora o projeto produtivo não seja mais novidade, é uma reafirmação de que ideias simples transformam comunidades e ampliam a renda mensal da agricultura familiar.
Na localidade de Castanho Boa Água, zona rural de Aiuaba, a implantação do Projeto Mandalla, há cerca de oito meses, está mudando a vida de pelo menos três famílias, da Associação Comunitária de Castanho Boa Água, foram contempladas com uma unidade deste sistema de produção e deixaram de fazer desmatamentos, brocas, queimadas e já não usam mais agrotóxicos.
Cada família beneficiada já apresenta receita mensal de aproximadamente R$ 600,00. Com assistência de técnicos do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) em Aiuaba, os agricultores cultivam frutas e verduras (mamão, banana, abóbora, coentro, cebolinha, tomate, pimentão, alface, mandioca, quiabo, cenoura, macaxeira) e ainda criam peixes e patos.
A produção assegura as necessidades de alimentação das famílias e contribui para a comercialização no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). São fontes de renda para os produtores, que também vendem o excedente na feira livre semanal dos Municípios de Aiuaba e Arneiroz e comunidades vizinhas. Ao todo, são quatro mandalas instaladas em Aiuaba.De acordo com o coordenador estadual do Projeto Mandalla, José Ximenes, existem 314 mandalas em todo o Estado e a previsão é implantar 200 novas unidades neste ano. Cada mandala recebe investimento de R$ 4 mil e tem produção diversificada e continuada de plantas e animais, o que torna a atividade dinâmica e lucrativa. "Os agricultores usam adubos naturais, que além de não prejudicar o meio ambiente, têm resultados comprovados", ressalta.
A mandala é um sistema de cultivo agropecuário com base agroecológica. Nela, se cultivam plantas numa área em torno de 2.500 metros quadrados em canteiros circulares formados ao redor de um reservatório de água. O agricultor pode plantar até 52 tipos de culturas, entre hortaliças, verduras, ervas medicinais, grãos e frutas. Eles também podem criar animais.
Fonte: Diário do Nordeste
Notícias anteriores
|