Menu
Equipe
Notícias
28/07/2012
Campos Sales: A Expedição Nordeste Central esteve aqui

A Expedição Nordeste Central é uma viagem pelo sertão nordestino produzindo um vídeo documentário sobre projetos culturais aprovados pelo edital do Programa Banco do Nordeste de Cultura, desenvolvidos em pequenos municípios do sul do Ceará e Piauí, noroeste baiano e oeste paraibano e potiguar; e que cumpriram ou vem cumprindo seu papel social de transformar a realidade de seus municípios, através da formação de platéia, criação, fruição e democratização dos bens culturais.

Durante 15 dias do mês de julho, o jornalista e gestor cultural Lenin Falcão, o cinegrafista e editor de imagens James Gama e o fotógrafo paulista Alécio César percorrerão, em veículos off road, mais de 2.500 quilômetros e seis localidades nordestinas, simples, distantes dos grandes centros urbanos e que, muitas vezes, as poucas atividades culturais ofertadas são executadas por ONGs ou cidadãos comuns.

Atuando nas áreas de comunicação e cultura há quase dez anos, acreditamos na importância de apresentar um pouco dos projetos culturais exitosos em vídeo que documente além de imagens, depoimentos que mostrem a força e capacidade do nordestino de desenvolver cultural e socialmente suas comunidades.

Com patrocínio de Programa Cultura da Gente do Banco do Nordeste e apoio de empresários de todo País, a Expedição Nordeste Central convida você a participar conosco desta grande aventura.

Ainda em Campos Sales (CE)

18 de julho - O dia de trabalho em Campos Sales foi espetacular, pois fomos direto para o Sítio Angico registrar imagens de um grupo de cerca de 30 crianças de uma banda de pífanos, formada através de projeto do Programa Banco do Nordeste de Cultura.

Meninos e meninas de idades variadas entre quatro e 12 anos, carentes, duma comunidade na zona rural, distante a 14km da sede do município de Campos Sales e castigada pela seca e pelo esquecimento do poder público. Mas a Associação Comunitária do Guarani deu uma nova visão para estas crianças através de oficinas de música.

Vê-las chegando a pé, no sol que castiga o sertão, com pífanos nas mãos, algumas acompanhadas por suas mães, foi um recado de que o dia seria emocionante e cheio de surpresas.

Não tardou para nas primeiras imagens eu observar o colega Alécio de olhos marejados a falar: - É muito emocionante isso aqui! Realmente era, vê-los tocar e cantar músicas de Luiz Gonzaga em plena paisagem árida que ao tempo que castiga traz belezas, encantos e a força desses pequeninos. Pequeninos esses, por sinal, lindos: negros, indígenas, de olhos claros, sorrisos largos.

À tarde, mais emoção já na sede da Associação do Guarani. Uma carroça com dezenas de livros leva às crianças da comunidade o acesso à leitura.

Outras dezenas de crianças participam de aulas de violão, flautas, sanfonas, sax e trompetes, formando grupos de choro, orquestras de flautas, sopros e pífanos. Tudo com apoio de diversas instituições que acreditam no potencial daquela gente.

Depoimentos de adolescentes – acolhidos há cinco, dez anos pela associação – fizeram-me ter um aperto no coração e sentir uma vontade de chorar de alegria. Mais a frente a coordenadora “embargando” a voz quando questionamos qual o sentimento de realizar esses projetos sócio-culturais.

O texto do jornalista e gestor cultural Lenin Falcão, com imagens do cinegrafista e editor James Gama e o fotógrafo paulista Alécio César, nos emocionam, nos faz pensar quão bela é a vida, que na nossa querida Campos Sales, existe um projeto de elevado alcance social, objetivando mostrar que ainda há saída.

E a Associação Comunitária do Guarani, se mostra altiva, desafiadora, sendo norte para uma sociedade cada vez mais desprotegida, tipo de ação que nos dá a certeza de que somos fortes, que podemos traçar vidas com dignidade e cidadania.

Notícias anteriores
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará
(c) 2010 - Digital Brasil Host - Direitos Reservados - Licenciado para Rádio tres Fronteiras - O conteúdo do site é de inteira responsabilidade de seus mantenedores, licenciados ou colaboradores. Os direitos dos conteúdos publicados pertencem exclusivamente as suas fontes, reproduzidos ou veiculados com a finalidade de divulgação e informação. Termo de Uso. Política de Privacidade. Painel Administrativo. Permalink.