Menu
Equipe
Notícias
06/02/2013
Polícia apreende documentos na casa de acusados em Uruoca

Novos mandados de busca e apreensão foram executados na manhã de ontem na sede de Uruoca, a 310,3 km de Fortaleza, e no distrito Campanário. Para o cumprimento dos oito mandados, expedidos pelo juiz da comarca, Fábio Medeiros Falcão Andrade, foi necessária a parceria entre as polícias civis de Uruoca e Massapê e do destacamento militar de Sobral.

O objetivo era encontrar qualquer documento relacionado às denúncias feitas pelo Ministério Público do Estado (MPE) sobre o chamado mensalão de Uruoca, esquema de propina na Câmara para aprovar projetos do ex-gestor Manoel Conrado e garantir sua governabilidade.

A delegada de Uruoca, Nayana Andrade, vistoriou a residência da vereadora Maria Aldebiza Silveira e a Câmara, no Centro da cidade. Na casa dela, “como a informação dos mandados já havia vazado, eles praticamente tiraram tudo. Só encontramos um caderno com anotações que parecem ser de compra de votos nessa eleição. Encontramos também CDs que não chegamos a abrir, mas não havia computador pessoal”, diz Nayana. Já na Câmara, foram levados seis computadores e CDs com a contabilidade da Casa Legislativa.

O delegado de Massapê, José Fernandes Vieira Júnior, esteve nas casas do ex-secretário de Finanças, João Lourenço Fontenele Filho, acusado de pagar os parlamentares, do ex-vereador Elonio Sales Gomes, do funcionário da prefeitura, Junior Marçal, e na Secretaria de Finanças do Município. Segundo o delegado, grande quantidade de documentos públicos foram localizados na residência do ex-secretário, além de computador e pendrive. Na Secretaria, os policiais coletaram também documentos que podem vir a esclarecer o caso.

Ainda ontem, o material encontrado foi transferido para o promotor da comarca, Venusto da Silva Cardoso. De acordo com a delegada, isso deve ser encaminhado para a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), em Fortaleza.

Na próxima sexta-feira, termina o prazo da prisão preventiva dos cinco acusados, que ainda estão detidos na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap). Caso não seja renovado, eles devem ser soltos.
Entenda o caso

Dezembro de 2012

O Ministério Público do Estado desvenda esquema de propina na Câmara do município de Uruoca. A apuração preliminar apontou que os vereadores Antônio Eraldo Batista Lima, Elonio Sales Gomes, Maria Aldebiza Silveira, Evilaques Araújo da Silva (atual vice-prefeito) e o funcionário Junior Marçal eram participantes no ilícito.

Durante as investigações, o ex-prefeito Manoel Conrado e o ex-secretário de Finanças, João Lourenço Fontenele Filho, colaboraram dando detalhes aos promotores sobre como agiam.

Janeiro de 2013

O juiz da comarca expede mandados de prisão temporária, busca e apreensão, além da quebra de sigilos fiscal e bancário. Após fugirem, os cinco acusados se apresentaram na última segunda-feira, 4, e estão presos na Decap até hoje. Em depoimento ao MPE, eles negaram participação no ato e alegaram que o dinheiro era fruto de empréstimos pessoais e prestação de serviços.

Fonte: O Povo

Notícias anteriores
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará
(c) 2010 - Digital Brasil Host - Direitos Reservados - Licenciado para Rádio tres Fronteiras - O conteúdo do site é de inteira responsabilidade de seus mantenedores, licenciados ou colaboradores. Os direitos dos conteúdos publicados pertencem exclusivamente as suas fontes, reproduzidos ou veiculados com a finalidade de divulgação e informação. Termo de Uso. Política de Privacidade. Painel Administrativo. Permalink.