| ||
Menu
Equipe
|
Notícias
06/05/2015
Falta médico perito em Campos Sales
A falta de médicos peritos e de uma assistente social, na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desta cidade, localizada no Sul do Ceará, há mais de três meses, está trazendo sérios prejuízos aos pacientes e segurados, por falta de atendimento e realização de perícia. O problema, entretanto, não se restringe a esta cidade. De 22 agências da Previdência Social, no Sul do Ceará, 13 não dispõem de serviços de perícia médica. O atendimento, que deveria ser feito em Campos Sales, está sendo transferido para outras agências de municípios da região, distante até 150 quilômetros. A ausência do serviço de perícia médica afeta, além de Campos Sales, segurados das cidades de Antonina do Norte, Araripe, Aiuaba, Potengi e Salitre, no Ceará; e Pio IX, Fronteiras e São Julião, no Piauí.
O vereador Jenilton Costa, de Campos Sales, disse que apresentou requerimento no legislativo municipal solicitando esclarecimentos da Superintendência da Previdência Social em Recife e em Juazeiro do Norte. "O atendimento era limitado, não atendia à demanda regional, mas agora, sem o médico e a assistente social, piorou muito", disse o parlamentar. "São pessoas pobres, da zona rural, que são jogadas, ora para Assaré, ora para o Crato, sem ter condições de custear despesas", salientou.
"Recebo muitas reclamações por causa da falta de assistência aos segurados", disse. "Os moradores da zona rural sofrem ainda mais com a dificuldade de deslocamento. Às vezes vão para Assaré e de lá reenviam para o Crato", ressaltou. A falta de médicos peritos e de uma assistente social, na agência da Previdência Social afeta centenas de pessoas. Há três meses o problema vem se agravando. Em 9 de agosto de 2014, o caderno Regional do Diário do Nordeste publicou matéria com o título "Faltam agências e médicos peritos no Interior". De lá para cá, pouca coisa mudou. Os usuários reclamam de atendimento precário, com unidades lotadas e demora para exames periciais. Apesar do Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS ter melhorado o funcionamento em dezenas de cidades, problemas ainda são recorrentes. Algumas agências estão concluídas e permanecem fechadas e outras estão em construção, sem prazo para conclusão dos serviços. Em algumas cidades, o atendimento ainda é feito em antigas unidades, imóveis alugados, sem condições adequadas de trabalho. Espaço superlotado e falta de conforto para os segurados e servidores. No Ceará, são 79 agências da Previdência Social. A agência da Previdência Social de Campos Sales foi reformada e modernizada em 2009. "Houve uma melhoria na estrutura física, mas não no atendimento, que era precário, e agora piorou com ausência de profissionais", frisou Genilton Costa. A Assessoria de Imprensa da Previdência Social informou que a Gerência-Executiva do INSS em Juazeiro do Norte possui 22 agências da Previdência Social (APS) em sua rede de atendimento. Destas, 13 unidades não ofertam serviços de perícia médica e não possuem peritos médicos lotados. São elas: Acopiara, Aurora, Araripe, Campos Sales, Caririaçu, Cedro, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Orós, Pedra Branca, Senador Pompeu e a Agência de Atendimento a Demandas Judiciais. O INSS já encaminhou solicitações de abertura de novo concurso e aguarda autorização para ampliação do número peritos médicos lotados em suas agências regionais. Mais informações: Gerência Regional do INSS em Fortaleza - (85) 3255-7466
Notícias anteriores
|
No Ar!
Rádio Três Fronteiras
Fale com o Locutor
Equipe
|
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará |