Menu
Equipe
|
Notícias
30/10/2010
Quadrilha utiliza dinamite para assaltar agência do Banco do Brasil em Lavras da Mangabeira
Uma quadrilha formada por cerca de dez bandidos explodiu parte da agência do Banco do Brasil (BB) em Lavras da Mangabeira, na madrugada desta sexta-feira (29). Os homens chegaram à cidade por volta das 3 horas e renderam moradores de rua, usando-os como escudo.
Eles se dirigiram à agência e tentaram entrar no setor onde ficam os caixas eletrônicos. Como não conseguiram abrir a porta de vidro, usaram material explosivo. “Tudo leva a crer que eles usaram dinamite”, disse o delegado Pedro Viana.
Após a explosão, os bandidos saíram com várias caixas metálicas e entraram em uma caminhonete. Eles fugiram em direção à Paraíba.
Policiais militares, que estavam na cidade para reforçar a segurança no dia da eleição, trocaram tiros com os assaltantes. O vidro traseiro do veículo foi atingido, mas não existe informação se algum bandido foi baleado.
Quadrilha explode banco em Lavras
O estrondo, no começo da madrugada, todo mundo ouviu. Até quem mora mais distante do Centro. O aposentado José Augusto Machado, 73, achou que sua casa estava desabando. Uma quadrilha explodiu a agência do Banco do Brasil (BB) de Lavras da Mangabeira, na Região do Cariri. O prédio ficou completamente destruído. O barulho causado pela explosão, segundo a Polícia, foi ouvido num raio de três quilômetros.
O PM Tadeu Ferreira contou que os assaltantes, antes de entrarem no banco, tomaram como reféns duas pessoas que passavam em frente à agência. As vítimas seriam usadas como escudos, caso os bandidos tivessem que enfrentar a Polícia.
A quadrilha não contava em encontrar, bem próximo à agência bancária, um grupo de policiais militares que tinha chegado de Fortaleza para trabalhar na segurança no dia das eleições presidenciais, amanhã, 31. Eles estavam dormindo em uma casa que fica ao lado da praça da igreja de São Vicente Férrer, o padroeiro do município.
“Acordamos com a explosão e vimos que era no prédio do banco e começamos a observar. Porque, até então, estávamos despreparados – sem os coletes a prova de bala e sem as armas. Então vimos três homens armados de metralhadoras e fuzis e vimos que tinham reféns. Por isso, aguardamos. Ao todo, eram cerca de oito indivíduos armados”, contam o sargento José Carlos, o cabo Gilberto e o soldado Ozimar Rodrigues, que fazem parte da Operação Eleições da PM.
Eles informaram que, dos quatro caixas eletrônicos que os bandidos explodiram, só conseguiram levar dois. Quando os reféns conseguiram se desvencilhar dos ladrões, os policiais militares dizem que começou a troca de tiros e acreditam que um dos assaltantes tenha sido atingido. “Tomamos um susto grande (na explosão). Também pensei que a casa em que estamos que estava desabando”, diz o PM José Carlos.
Buscas
Após feita a perícia e isolamento da agência, o delegado do município, Pedro Viana, disse que foram iniciadas as buscas à quadrilha que, segundo ele, fugiu para o estado da Paraíba. “Eles chegaram na cidade em um carro Pajero de cor preta, por volta das 2h50min. Não sabemos quanto levaram, nem o pessoal do banco sabe”, disse Viana.
De acordo com o delegado, por causa do uso de explosivos não houve condições de obter marcas de digitais ou localizar fragmentos do material usado entre os entulhos. O delegado informou que patrulheiros rodoviários federais ainda viram os carros que conduziam os ladrões (não era só o Pajero) e um deles – EcoSport de cor prata – foi abandonado em Icó.
“Eles pegaram o extintor do carro e o utilizaram dentro do veículo para não deixar marcas. Mas descobrimos que o carro tem placa clonada de João Pessoa (PB) e foi roubado no último dia 26 de um delegado da Polícia Civil”, informou Pedro Viana.
E-MAIS
>As buscas à quadrilha começaram ontem e todas as unidades policiais já estão de alerta nas vias de acesso entre a região cearense do Cariri e o estado da Paraíba.
>As pessoas que procuraram ontem atendimento bancário em Lavras da Mangabeira se dirigiram para a agência do Banco do Brasil de Várzea Alegre.
>A preocupação dos aposentados e funcionários da prefeitura municipal, ontem, era com o pagamento dos seus proventos. “Era para ter recebido ontem (quinta), mas deixe pra hoje (ontem) e veja só ue aconteceu”, lamentava a aposentada Cesária de Souza.
>Curiosos se juntaram em frente ao banco para observar e até fazer fotos dos estragos.
SAIBA MAIS
PRISÃO
>Pela manhã, o coronel PM Edward Azevedo, comandante da 2ª Companhia do 2º Batalhão, em Iguatu, esteve em Lavras da Mangabeira levando um reforço policial para auxiliar na busca aos assaltantes. Até o fechamento desta edição, nenhuma prisão relacionada com o caso havia sido feita.
>A Pajero usada no assalto ao banco, conforme o coronel Edward, foi roubada no último dia 26 em João Pessoa, na Paraíba, de um delegado de Polícia.
>O coronel Edward disse que apenas um dos quatro caixas eletrônicos estava abastecido.
>Esta foi a segunda ação contra a agência do banco do Brasil de Lavras da Mangabeira este ano.
OUTRAS AÇÕES
>No dia 15 de julho, uma quadrilha composta por seis assaltantes manteve em cárcere privado a família do tesoureiro da agência do BB da cidade. A vítima foi obrigada, no dia seguinte, a pegar o dinheiro logo que o banco abrisse. O valor roubado não foi revelado.
>Só esta semana, foram registrados três assaltos a banco em três dias. Na quarta-feira, a agência do Banco do Brasil de Banabuiú foi assaltada por uma quadrilha composta por cerca de 20 homens.
>Na quinta-feira, dois policiais de Ibicuitinga foram usados por uma quadrilha de assaltantes para arrombar o caixa eletrônico do Banco do Brasil do município.
Fonte: O Povo
Notícias anteriores
|