Notícias
30/10/2010
Aumento do registro de queimadas deixa Corpo de Bombeiros em alerta no Ceará
O Corpo de Bombeiros do Ceará está preocupado. É que a quantidade de ocorrências de queimadas em vegetação atendidas nos três primeiros meses do segundo semestre deste ano é maior do que todo o ano passado. Os dados mostram que de julho até setembro último foram registrados 1.505 chamados. No período de janeiro a dezembro de 2009 foram 1.307 ocorrências.
Segundo o Comandante do CB, coronel José Vasconcelos, isso se deve à escassez de chuva, à força dos ventos, ao mato seco e ao manejo agrícola inadequado. Na tentativa de minimizar os efeitos dos incêndios 20 equipes do Corpo do Bombeiros que fazem parte da Operação de Combate às Queimadas encontram-se espalhadas pelo Estado.
O efetivo tenta diminuir os efeitos dos focos de incêndios nas regiões Norte e Ibiapina (Sobral), Inhamuns (Tauá), Sertão Central (Quixeramobim e General Sampaio), Cariri (Crato e Juazeiro do Norte) e Centro Sul (Iguatu e Acopiara). O Corpo de Bombeiros destacou 100 homens para atuar nestas regiões. As equipes contam com 20 viaturas, que ficam alocadas nos postos prontas para atender aos chamados.
A operação também conta com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) que, realiza aproximadamente quatro voos por semana, fazendo o reconhecimento das áreas de queimadas não identificadas em terra pelo Corpo de Bombeiros. Estão envolvidos na operação o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), as coordenadorias regionais e municipais de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar e os grupamentos bombeirísticos de cada região. Segundo o comandante dos bombeiros, das regiões citadas a do Inhamuns está entre as mais críticas.
Notícias anteriores
|