Menu
Equipe
|
Notícias
18/01/2011
Ceará: Cem homicídios em 16 dias do ano
Chegou a 100 o número de pessoas assassinadas na Grande Fortaleza (Capital e região metropolitana) em apenas 16 dias de 2011, o que leva a população a acreditar que o ano poderá repetir ou mesmo superar os altos índices de crimes de homicídio registrados em 2010, quando 1.824 pessoas foram mortas na RMF. A média nestas duas semanas é de seis assassinatos por dia, ou um a cada quatro horas. No mesmo período, a Polícia reagiu e apreendeu 91 armas de fogo, cinco a cada dia.
Dos 100 homicídios, em apenas quatro deles houve a prisão em flagrante dos envolvidos. Nos quatro casos, foram sete pessoas detidas logo após o cometimento do delito, sendo cinco adultos e dois adolescentes. Houve ainda um caso de apresentação espontânea, isto é, o acusado do crime compareceu à Polícia e prestou depoimento, confessando o crime.
Mortes
Somente no último fim de semana, foram 19 pessoas mortas na Grande Fortaleza, sendo 14 crimes em Fortaleza, três em Maracanaú, um em Caucaia e outro no Município de Guaiúba. No ´Território da Paz´, no Grande Bom Jardim, ocorreram duas execuções sumárias.
O centésimo assassinato do ano na Grande Fortaleza aconteceu exatamente às 22h50 de domingo, quando um homem, identificado como Marfaro Barbosa, foi morto, a golpes de faca, na Travessa Isabel, na Lagoa Redonda. O criminoso fugiu sem que fosse identificado.
Para chegar ao número de homicídios na RMF, a Editoria de Polícia do Diário do Nordeste faz o acompanhamento de todos os casos, além do cruzamento de informações obtidas junto à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, delegacias plantonistas, hospitais de emergência da Capital e a Coordenadoria de Medicina Legal da Perícia Forense (Pefoce).
Entre as 100 pessoas assassinadas estão sete adolescentes e sete mulheres. Duas foram mortas nas últimas 72 horas e ambas estão sem identificação. A primeira foi executada a golpes de faca na Rua Joaquim Cardoso de Lima, no Planalto Vitória, no Canindezinho, na noite de domingo. Na madrugada de ontem, uma jovem foi morta, a tiro, no bairro São Cristóvão.
Fonte: Diário do Nordeste
Notícias anteriores
|