Menu
Equipe
Notícias
25/05/2011
Deputado denuncia fragilidade policial no Ceará

Depois de uma trégua nas críticas endereçadas à segurança pública do Estado, o deputado Ely Aguiar (PSDC) disse ontem, no plenário da Assembleia Legislativa, que temos "uma segurança de papelão" no Ceará. O pronunciamento do parlamentar foi motivado por uma ação de bandidos que invadiu o 30º DP para resgatar um preso. Na ação, o delegado Domingos Sávio Diógenes foi baleado.

A fala do deputado foi imediatamente após uma solenidade que aconteceu, no plenário da Assembleia, para homenagear os 176 anos de criação da Polícia Militar do Ceará, ato que contou com a participação dos principais representantes da segurança pública estadual, sob protesto de um pequeno grupo de pessoas ligadas à própria Polícia Militar.

Na gestão anterior, do mesmo governador Cid Gomes (PSB), as críticas à segurança estadual feitas pelo deputado eram dirigidas mais ao ex-secretário Roberto Monteiro. Ontem, Ely Aguiar fez questão de afirmar que "temos hoje uma segurança de papelão porque o Estado não consegue conter a violência desenfreada que desafia a todos e desmoraliza instituições". Para ele, os bandidos não temem fazer qualquer tipo de ação, pois acreditam na fragilidade da segurança pública.

Ely Aguiar aponta que a delegacia foi invadida pelo crime "desorganizado" para resgatar um traficante que não tem expressão nenhuma. Uma prova, acredita, de que os bandidos não temem a segurança do Estado, até porque as delegacias estão ocupadas por pessoas terceirizadas quando na sua opinião, deveriam contar com policiais preparados.

"As delegacias acomodam até 20 presos e à noite fica apenas um policial. Há 4 semanas deixaram uma policial tomando conta de uma delegacia e presos tentaram fugir", pontuou.

Na avaliação do parlamentar que por muitas vezes já criticou o Governo do Estado pela falta de segurança, a violência está cada vez maior por conta das drogas. Ele culpa o Executivo estadual por não tentar reduzir a entrada de drogas no Ceará. "Quem tem que combater o tráfico de drogas não é o cidadão é o Governo do Estado", alegou.

Responsabilidade

O vice-líder do Governo na Assembleia, deputado Sérgio Aguiar (PSB), concorda com o colega Ely Aguiar quando esse diz que o principal motivador da violência atualmente são as drogas. Contudo ele discorda sobre de quem é a responsabilidade de conter a entrada desse produto no Ceará.

Sérgio Aguiar entende que o Governo Federal é quem deve cuidar das fronteiras do País, impedindo que tanto drogas quanto armas venham a entrar no Brasil. Isso, acredita, diminuiria o tráfico de drogas no Ceará e em outros estados.

Para o líder governista, deputado Antônio Carlos (PT), o pronunciamento de Ely Aguiar foi "intempestivo". O petista alega que o Governo tem ido à "raiz do problema" e já contratou cinco mil agentes de segurança e agora está se preparando para realizar um concurso público para 700 policiais civis. "Se nos países ditos de primeiro mundo acontecem resgates de presos, por que o Ceará estaria imune?" É impossível evitar todas as ações de bandidos", observou.

Protesto

Conforme Antônio Carlos, o Governo Cid Gomes, desde a sua primeira administração, vem promovendo uma estruturação da segurança pública através dos serviços de inteligência, do Ronda do Quarteirão, da academia de segurança, dentre outros pontos. Segundo analisa, nunca se desarticulou tantas quadrilhas quanto agora.

Antes desses pronunciamentos, todos os outros foram de elogios ao trabalho da Polícia Militar e ao secretário de Segurança. O próprio secretário e oficiais superiores da Polícia Militar, além de representantes das Forças Armadas, em Fortaleza, participaram de um evento em comemoração aos 176 anos de criação da Polícia Militar.

Fora os discursos de elogios, a nota destoante foi o protesto de um grupo de pessoas gritando palavras de ordem e acusações ao comandante da Polícia, postado em um lado das galerias da Assembleia, onde, inclusive, colocaram faixas.

Notícias anteriores
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará
(c) 2010 - Digital Brasil Host - Direitos Reservados - Licenciado para Rádio tres Fronteiras - O conteúdo do site é de inteira responsabilidade de seus mantenedores, licenciados ou colaboradores. Os direitos dos conteúdos publicados pertencem exclusivamente as suas fontes, reproduzidos ou veiculados com a finalidade de divulgação e informação. Termo de Uso. Política de Privacidade. Painel Administrativo. Permalink.