Menu
Equipe
|
Notícias
21/05/2012
Campos Sales: Pouca procura por animais na feira livre
Com a estiagem já instalada, a pequena produção de grãos, não resta outra alternativa, se não vender animais por falta de pasto e água.
Aos criadores resta a certeza, se ficar com os animais, não haverá meios para mante-los, e mesmo o governo anunciando programas para ajuda aos pequenos produtores, mesmo assim a situação é difícil e como sempre, ninguém se prepara para a possibilidade da seca.
Nas últimas semanas, na nossa feira de animais, podemos observar uma grande quantidade de caprinos e ovinos sendo comercializados e uma coisa chamava a atenção de todos, a pouca procura pelos animais, como a quadra chuvosa na nossa região deixou muito a desejar, ficou um desanimo nos criadores, que agora não têm outra saída, a venda dos animais, ante a falta de pasto suficiente para atravessar o grande período de escassez que agora se inicia.
Hoje é comum vermos, pessoas cortando capim no acostamento das CEs, para silagem, fato nunca visto na nossa região. Quem tem roças para vender o pasto, agora elevam o preço a patamares que inviabilizam o negócio, encarecem os animais.
Em alguns municípios mais afetados pela seca, criadores estão oferecendo animais de meia, onde se recebe dois animais e devolve no início da próxima quadra chuvosa apenas um, é o desespero de quem nunca aprendeu a conviver com a seca.
Notícias anteriores
|