Notícias
07/05/2013
Papa Francisco conversará com jovens infratores e dependentes no Rio
A agenda do papa Francisco no Rio de Janeiro, divulgada ontem na Cidade do Vaticano, atende ao pedido do chefe da Igreja Católica para ter contato direto com os pobres e jovens vulneráveis à violência e às drogas.
Além dos compromissos oficiais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 23 a 28 de julho, Francisco terá encontro com cinco adolescentes infratores recolhidos a instituições do Estado; visitará favela pacificada, mas fora do eixo turístico da Zona Sul, a de Varginha, no Complexo de Manguinhos; assim como ouvirá depoimentos de dependentes químicos.
Ele desembarcará na cidade do Rio às 16 horas de 22 de julho, voltando a Roma às 19 horas de 28 seguinte. No dia 24 pela manhã, visitará Aparecida (SP).
“Haverá atividades que ele escolheu a dedo, inclusive a visita a favela e a trabalho de recuperação de dependentes químicos, dentro de uma rede maior de atendimento”, disse o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada.
Os adolescentes vão ser escolhidos por comissão da Arquidiocese e terão autorização da Vara de Infância e Juventude para ir ao Palácio São Joaquim, a residência oficial do arcebispo do Rio, na Glória, Zona Sul.
De acordo com dom Orani, é possível que um juiz acompanhe o encontro, às 11h30min do dia 26. de julho. No Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, Zona Norte, o sumo pontífice vai abençoar no dia 24 o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), apontado pela Igreja como um dos principais legados da Jornada.
A visita ao Brasil será a primeira viagem apostólica e internacional do papa Francisco - primeiro sacerdote do continente americano a comandar a Igreja. Ele foi escolhido em março, após renúncia de Bento XVI.
Fonte: Agências de notícias
Notícias anteriores
|