Menu
Equipe
|
Notícias
15/06/2013
Cadastro para voto biométrico atinge 12% da meta no Ceará
Sete novos municípios cearenses contarão, em 2014, com votação biométrica, aquela em que o eleitor é identificado pela impressão digital. Nos municípios de Alcântaras, Aquiraz, Crateús, Forquilha, Ipaporanga, Juazeiro do Norte e Sobral, os eleitores que não fizerem o recadastramento correm o risco de ter o título de eleitor cancelado.
O recadastramento teve início entre março e abril deste ano e, segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), até o último dia 7, apenas 12% dos eleitores tinham se recadastrado.
O prazo para recadastramento se encerra em alguns municípios no dia 29 de novembro e, em outros, em 13 de dezembro (ver quadro). O POVO traz hoje o calendário de cada município e as instruções de atualização dos seus cadastros.
O ideal é que a população busque o serviço o mais breve possível, evitando deixar para a última hora, quando aumentam as chances de se enfrentar longas filas.
Não por acaso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou campanha em emissoras de televisão e rádio de todo o País nesta semana, tanto para divulgar a votação biométrica, como para convocar os eleitores das 490 cidades que passarão pelo recadastramento em todo o Brasil. A meta de TSE é concluir o recadastramento de todos os eleitores brasileiros no fim da década.
Ao todo, 436.113 eleitores cearenses serão afetados pela medida. Em 2012, o município de Eusébio já teve a experiência da votação biométrica. Com a inclusão destes sete novos municípios, a modalidade alcançará a cobertura de 7% do Estado.
Até agora, os municípios de Aquiraz e Crateús estão mais adiantados no processo, com 18,53% e 18,28% dos eleitores recadastrados, respectivamente. Em seguida, vêm Juazeiro do Norte (10,89%), Sobral (10,31%), Forquilha (7,36%), Alcântaras (3,58%) e Ipaporanga (3,15%).
Mais segurança
O recadastramento se dá por meio de agendamento prévio, que pode ser realizado pelo site do próprio TRE-CE, onde o eleitor destes municípios poderá escolher data, horário e local de atendimento. A votação biométrica promete aumentar a segurança do processo eleitoral, eliminando a possibilidade de fraude.
Notícias anteriores
|