| ||
Menu
Equipe
|
Notícias
07/10/2013
Festa levou mais de meio milhão de fiéis a Canindé
Valer-se de São Francisco das Chagas para superar as dificuldades da vida. Isso foi o que levou, durante dez dias de festa, mais de meio milhão de católicos a Canindé. Ontem, encerramento das atividades religiosas e dia oficial de homenagem ao santo, milhares de fiéis, romeiros e peregrinos ainda rezavam por graças alcançadas. Exibiam a devoção que enche ruas, gera negócios e faz da cidade de 74 mil habitantes a capital nordestina da fé.
Quem vai a Canindé em penitência parece necessitar apenas do mínimo. Cada prece rogada exige, no entanto, o máximo de participação. Romeiros como Maria de Sousa Lima, 69, que veio do Maranhão com a filha e três netos, estava alojada em um quarto alugado por quatro dias. Desenrolando uma das pulseirinhas amarradas ao redor da estátua do santo, Maria explicava: “Você desfaz três nós e tem direito a três pedidos, mas eu quero é só saúde mesmo, para toda minha família”. Juventude Para o frei Jonaldo, animador das novenas realizadas na Praça dos Romeiros, o ponto alto da festa é o “romeiro vir, ouvir a palavra e voltar para evangelizar”. A função do frei é fazer com que cada romeiro esteja integrado aos eventos. Este ano, a juventude, segundo o frei, esteve mais presente em Canindé. O tema foi “São Francisco: jeito sempre jovem de evangelizar”, em sintonia com a Jordana Mundial de Juventude. O pequeno Ricardo Pereira Gomes, 7, parecia já compreender a importância da fé em São Francisco. Ele veio com o pai, Odair Chaves Gomes, 36, de São Paulo, e deixou claro o motivo que o trouxe. “Quero agradecer porque ele (São Francisco) é muito bom e nos ajuda”, ressaltou. Entre vai e vem pelas ruas de Canindé, é possível encontrar facilmente crianças vestidas como romeiros, rezando. Saiba mais Em 2014, a festa de São Francisco acontecerá de 9 a 19 de outubro, devido ao período de eleições.
O zoológico de São Francisco, ao lado da Praça dos Romeiros, também estava lotado. O santo é patrono dos animais e o espaço faz parte da programação dos fiéis. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Canindé tentava organizar o trânsito da principal rua da cidade. Um contingente de 16 agentes auxiliava a travessia de fiéis. Na via, quatro carros foram rebocados por estacionamento proibido. A equipe tentou apurar informações sobre a segurança no entorno da basílica. Entretanto, os policiais de plantão disseram não poder fornecer os dados. De acordo com o pároco frei Amilton, a seca deste ano não diminuiu a ida de devotos a Canindé.
Fonte: O Povo
Notícias anteriores
|
No Ar!
Livre
11:00 às 15:00
Fale com o Locutor
Equipe
|
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará |