Notícias
08/06/2015
Festa de Santo Antônio – Cortejo do Pau pode sofrer mudanças em 2016
O Ministério Público Estadual, representado pela promotora Alessandra Magda Ribeiro está elaborando uma Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para o cortejo do pau da bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, a ser posto em prática a partir de 2016.
O encontro foi na sede do Ministério Público e ocorreu após a morte do carregador Cícero Ricart, de 40 anos. Além da promotora participaram da reunião, o secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna; o coordenador do cortejo do pau, Rildo Teles; além de autoridades civis, militares e historiadores.
A promotora Alessandra Magda demonstrou profunda preocupação com o cortejo e como medida de segurança para as próximas edições estão sendo analisadas a desobstrução das ruas, calçadas e um cordão de isolamento para os carregadores, além da retirada dos paredões de som ao longo do trajeto do mastro do pau da bandeira.
O secretário Antônio de Luna reafirmou o desejo da prefeitura em contribuir com a segurança da festa e o bem-estar do público e ainda lamentou a morte de Cícero Ricart.
"Foi uma fatalidade. Todas as medidas de segurança são tomadas antes do cortejo. Nunca houve registro tão grave durante quase 100 anos de festa. A reunião foi importante para que possamos minimizar os riscos", pontou.
O historiador Josier Ferreira ressaltou durante a reunião, sua preocupação com as mudanças que podem ser feitas e lembrou que a festa de Santo Antônio de Barbalha está passando por processo de avaliação para se tornar patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. "Qualquer imposição de descaraterização da festa, o Ministério da Cultura volta a trás e quem perde é Barbalha", disse. Outras reuniões devem ocorrer ao longo do ano para a definição do TAC.
Notícias anteriores
|