Menu
Equipe
Notícias
04/08/2015
Ceará tem o sexto mês consecutivo de queda no número de homicídios

Pelo sexto mês consecutivo, o número de homicídios registrados no Ceará caiu. No último mês de julho, houve 262 assassinatos no Estado - o menor número contabilizado desde fevereiro de 2012, quando ocorreram 240 casos, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Em uma comparação com o mesmo período do ano passado, em que 326 pessoas foram mortas, a redução foi de 19,6%. Já levando em conta todo o intervalo entre janeiro e julho, a diminuição com relação a 2014 foi de 14,2%.

Em Fortaleza, a queda registrada em julho foi de 29,1%. Já considerando os sete primeiros meses, a redução foi de 23,1%. “São seis meses consecutivos com redução dos índices no Estado e também em Fortaleza.

Tudo é fruto da integração, da parceria, do trabalho articulado”, disse o governador Camilo Santana (PT), que participou da reunião de integrantes do programa Em Defesa da Vida, na sede da SSPDS, na manhã de ontem, quando os dados de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) foram divulgados.

Na ocasião, Camilo destacou ainda que “não há tempo para comemorar ou lamentar” os números. Isso porque o Governo já se preocupa em bater a meta de redução de 6% no número de assassinatos este mês.

O trabalho deverá ser mais complicado, já que agosto de 2014 foi a primeira vez que o Estado conseguiu uma redução no número de homicídios. Na época, a queda foi de 15,6% em comparação com 2013. As mortes passaram de 365 para 308 casos.

“Temos que pensar no dia de hoje. Vencido o dia de hoje, temos que pensar no dia de amanhã. Foram ótimos resultados em julho, mas já tivemos um início de agosto que nos deixa a pensar em como utilizar melhor os nossos recursos”, ponderou o titular da SSPDS, Delci Teixeira.

Prefeitura

A reunião de ontem também contou com a participação do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros). Na ocasião, ele destacou ações de parceria na área da Segurança com o Governo do Estado que teriam contribuído para os resultados alcançados na Capital. A Cidade também registra consecutivas quedas no índice de homicídios desde fevereiro.
 
Roberto Cláudio citou as ações conjuntas na segurança nos terminais de ônibus, com o uso de câmeras de vigilância e efetivo da Polícia Militar durante 24 horas no local, bem como a duplicação do efetivo de guardas municipais nas ruas da Capital, realizando ações de integração no trânsito e ações urbanísticas de Fortaleza.

“A permanência dessas ações tem dados resultados muito significativos. O mais importante é continuar para conseguirmos conquistas de médio e longo prazo”, disse o prefeito.

Segundo levantamento feito pelo O POVO, julho foi também o mês com o menor índice de mortes diárias registrado no Estado desde 2013, quando o programa Em Defesa da Vida foi implantado. Em média, foram oito assassinatos por dia no Ceará.
 
Até então, junho passado detinha a menor média, com nove casos por dia. Em janeiro, ocorreram 14 mortes por dia no Estado.
 
Além de Roberto Cláudio, a reunião de ontem contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, além de autoridades das Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - e da cúpula da Segurança Pública do Estado.
 
Na ocasião, Camilo Santana anunciou que o lançamento do programa Ceará Pacífico será na manhã da próxima sexta-feira, no Palácio da Abolição.

A solenidade contará com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “O pacto por um Ceará Pacífico vai ser outro passo importante para o trabalho da segurança no Estado do Ceará, integrando os diferentes poderes e áreas do Governo”, disse.
 
Como O POVO noticiou na edição de ontem, os índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) devem voltar a ser divulgados pelo Governo na próxima segunda-feira, 10. O indicador inclui todos os tipos de roubo, exceto latrocínio, e é responsável por influenciar na sensação de segurança da população.
 
As estatísticas de CVPs não são divulgadas desde abril de 2014 por conta de uma atualização no Sistema de Informações Policiais (SIP), utilizado nas delegacias.

Fonte: O Povo

Notícias anteriores
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará
(c) 2010 - Digital Brasil Host - Direitos Reservados - Licenciado para Rádio tres Fronteiras - O conteúdo do site é de inteira responsabilidade de seus mantenedores, licenciados ou colaboradores. Os direitos dos conteúdos publicados pertencem exclusivamente as suas fontes, reproduzidos ou veiculados com a finalidade de divulgação e informação. Termo de Uso. Política de Privacidade. Painel Administrativo. Permalink.