Menu
Equipe
Notícias
05/03/2011
Projeto Mata Branca financiara projetos na área de proteção ambiental da estação ecológica de Aiuaba

Mais de 300 familias que vivem em torno da área de proteção ambiental do bioma caatinga na estação ecológica do instituto Chico Mendes da biodiversidade e conservação no município de Aiuaba, na região dos Inhmauns, serão contempladas com o financiamento de projetos na agricultura familiar e no artesanato, além de 10 associações comunitárias.
Os recursos para este financiamento serão do banco mundial mediante uma parceria que envolve o Conpam conselho estadual de políticas públicas e meio ambiente do governo do Estado, o projeto Mata Branca, a prefeitura municipal de Aiuaba, e o instituto Chico Mendes da Biodiversidade, onde técnicos destas instituições envolvidas estiveram reunidos no auditório da Estação Ecológica de Aiuaba, com o propósito de discutirem e orientarem os produtores rurais, representantes de associações comunitárias, ambientalistas, a formalizarem projetos que visem consolidar o aspecto da preservação ambiental do bioma caatinga.

Conforme a geográfa e técnica consultora do Banco mundial para o projeto Mata Branca Valdelandia Ramos, o projeto tem como vertente principal trabalhar a preservação, o uso e a gestão do bioma caatinga, que acontece no ceará, e no estado da Bahia, para o estado do Ceará, o projeto está disponibilizando recursos no montante de cinco milhões de dólares, dos quais dois milhões e meio estão destinados a projetos em regiões prioritárias, onde o município de Aiuaba, está estrategicamente passando a integrar, além dos municípios componentes da área de seu entorno.
No município de Aiuaba, iremos passar a desenvolver em todo o entorno da unidade de conservação, revigorando o entorno e elencando projetos que visem ajudar a conservar o seu bioma com a prospecção do estimulo a geração do emprego e renda e a consequente melhoria das suas qualidades de vida.
Visto, que hoje já em média 37 projetos aprovados pelo banco mundial que serão liberados para os municípios participantes, onde estes projetos devem ser apresentados prioritariamente pelas associações comunitárias, fundações além do próprio governo municipal.

Onde, a meta maior será a de melhorar as áreas de preservação ambiental com a reabilitação de suas áreas degradadas, matas ciliares, florestas, onde esperamos que possamos alcançar uma mudança de pelo menos 90 por cento, sendo que para isto urge uma boa assistencia tecnica além da elaboração de projetos direcionados a estas áreas, sempre com o pensamento de trabalhar a perspectiva de melhoria da conservação do bioma caatinga.
Tendo em vista, que hoje já contamos como parceiros a associação caatinga, associação Asa Branca, por serem entidades que já trabalham na região há algum tempo, além da fundação Bernardo Feitosa em Tauá, que é proponente do projeto, em Independencia a Fundação Senhor Pires, devido a ambas realizarem trabalho de pesquisas na área de arqueologia, paleontologia, e na formação de agentes ambientais que é um projeto bem recente.

Porém, o maior desafio destas instituições representativas é o mote de abraçarem a causa em prol de se ter uma sustentabilidade constante e viver bem no sentido figurativo do aprimoramento para uma melhoria na renda familiar, preservando e conservando o meio ambiente, apesar de nos municípios envolvidos em toda esta cadeia não haver uma associação específica, a ser atendida, o projeto é aberto a todo o entorno da área de proteção em Aiuaba.
Embora seja um projeto que tenha parceria do governo do Estado, com o banco mundial, onde a perspectiva maior será a de neste convenio internacional implementar a adoção de políticas públicas do meio ambiente, a fim de se dar um salto em todas estas regiões onde há a atuação do projeto Mata Branca. o projeto para o Ceará, tem hoje destinado em torno de cinco milhões, para os sub projetos que são este como o de Aiuaba, algo em torno de dois milhões e meio de dólares, e desde que estamos trabalhando todo este projeto não chegamos se quer a atingir um milhão de dólares, embora haja uma grande demanda de ofertas, as capacitações já estão alcançando a um patamar de 68 municípios no Ceará, onde só para isto estão investidos hum milhão e meio de dólares.

Embora tenhamos projetos em pleno andamento e com bastante visibilidade, que são projetos na área educação ambiental como o polo audio visual que já existe no distrito de Carrapateiras no município de Tauá, que está sendo trabalhado por estudantes de escola pública, que estão elaborando documentários onde fizeram exposições em Fortaleza, além de projetos na área de arqueologia que estão sendo visitados por pesquisadores na fundação Bernardo Feitosa em Tauá e antropologos na USP em São Paulo.
O parceiro no Ceará, do projeto é o conselho de políticas públicas e meio ambiente do Ceará, a secretaria de desenvolvimento agrário do Estado, a Funceme, a Semace, que entram com suas cotas que é a contrapartida do governo Estadual. sem mencionar na parceria que está sendo feita com a Estação ecológica do instituto Chico Mendes da Biodiversidade e conservação em Aiuaba.

Este projeto está sendo acompanhado sistematicamente pelo Conpam no Ceará, onde técnicos do Banco Mundial estão fazendo visitas semestrais com a sua própria auditória técnica e financeira além de contar com as parcerias locais que envolvem os técnicos da Ematerce, hoje na região dos Inhamuns, há dois escritórios específicos do projeto Mata Branca, que se localizam nos municípios de Taua, Independencia e brevemente deveremos estar sediando outro no município de Quiterianópolis, onde o mote maior de apóio a este projeto na área da estação ecológica será a de apoiar ações que serão desenvolvidas na área de seu entorno, quanto a conscientização de uma política de conscientização ambiental.

O prefeito de Aiuaba, Ramilson de Araújo Moraes, destacou que este encontro irá proporcionar aos trabalhadores rurais uma melhoria quanto ao processo de aflição a que eles tinham tendo em vista o desgaste que veio a ocasionar na população rural do município, quanto ao aspecto de mudança que foi imposta ao meio ambiente onde por exemplo quando da criação e instalação da estação ecológica, trabalhadores rurais que tinham suas propriedades no entorno da área de proteção deixaram de receber suas indenizações foram desapropriados, e hoje por intermédio do projeto mata branca iremos mostrar a população que nesta área do entorno que equivale a 3 kms de extensão territorial, iremos dissolver a elaboração de projetos que venham contribuir para aprimorar o homem no campo por meio de uma política pública com sustentabilidade e incremento na geração do emprego e renda, quanto ao processo de valorização da agricultura familiar e o artesanato na nossa zona rural, além de procurarmos conscientizar os pesquisadores, ambientalistas e a sociedade a adotar métodos de uma conscientização quanto a sua preservação evitando desta forma a política do desmatamento desenfreado, e tudo isto poderá ser amenizado com a indução da elaboração de projetos financeiros para motivar o trabalhador rural e ao artesão a permanecerem em nosso meio rural.

O Chefe da unidade de conservação ambiental da Estação ecológica do Instituto Chico Mendes em Aiuaba, Manoel Cipriano de Alencar, refuta que o instituto Chico Mendes da Biodiversidade por meio da unidade de conservação da estação ecológica de Aiuaba, entrara neste projeto como um elo parceiro das demais instituições e órgãos envolvidos buscando sobretudo o aprimoramento quanto ao processo de conscientização e familiarização dos trabalhadores e artesões que vivem no entorno da área de reserva da estação ecológica, quanto ao aspecto da preservação do bioma caatinga que por sinal é a única estação que detém este bioma em todo o território nordestino.

Fonte: Amaury Alencar

Notícias anteriores
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará
(c) 2010 - Digital Brasil Host - Direitos Reservados - Licenciado para Rádio tres Fronteiras - O conteúdo do site é de inteira responsabilidade de seus mantenedores, licenciados ou colaboradores. Os direitos dos conteúdos publicados pertencem exclusivamente as suas fontes, reproduzidos ou veiculados com a finalidade de divulgação e informação. Termo de Uso. Política de Privacidade. Painel Administrativo. Permalink.