Notícias
07/06/2012
Burocracia pode atrasar pagamento de parcela extra do Garantia Safra
A burocracia, mais uma vez, está dificultando o repasse de recursos às vítimas da seca. Os agricultores deveriam receber a parcela extra estadual do Garantia Safra ainda neste mês, através do cartão cidadão do programa.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins - que ficou no cargo até ontem - a Caixa Econômica Federal informou que não tem como aceitar nem distribuir o depósito do Estado, porque o cartão é específico de um programa do governo federal e só recebe verbas advindas diretamente da União.
Ainda assim, o secretário garantiu que os primeiros R$ 136 do auxílio (totalizado em R$ 716) serão repassados às famílias cadastradas ainda em junho. "Temos que pagar em junho de qualquer forma. Nem que seja no último dia do mês", promete.
O secretário informou que a solução encontrada pelo governo estadual será fazer com que os beneficiados recebam a verba diretamente de agências da Caixa, através do repasse de uma lista com o nome de todos os destinatários. Caso a instituição não possa viabilizar essa saída, o próximo passo será recorrer ao Banco do Brasil.
Cid Gomes assina decreto de emergência em 168 municípios
Enquanto as transações financeiras e políticas não são resolvidas, os agricultores cearenses continuam a sofrer com o que seria, segundo Nelson Martins, uma das piores estiagens dos últimos 50 anos. Apenas três municípios não tiveram perda de safra igual ou superior a 50%.
Notícias anteriores
|