Menu
Equipe
Notícias
20/09/2012
Orquestra de Flautista Guarani participará da II Semana Freiriana do Cariri.

Desde a última segunda-feira (17), educadores, pesquisadores e outros profissionais e estudantes de diversas áreas, vêm se encontrando no SESC de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, para uma série de atividades sobre Educação e Sustentabilidade que integram a agenda da 2ª Semana Freiriana do Cariri.

De acordo com Cristina Morais, da Comissão Organizadora do evento, mais de 600 pessoas já passaram pelo SESC, apenas nos dois primeiros dias da Semana, que prosseguirá até o próximo sábado (22).

A programação da 2ª SFC teve início na noite de segunda-feira, com uma apresentação das mulheres do Coco Frei Damião, de Juazeiro do Norte, seguida de uma breve solenidade de abertura e da roda de conversa com educador e pesquisador João Figueiredo, que falou sobre o tema geral do evento: Educação e Sustentabilidade.

Na noite de terça-feira (18), mais de 300 pessoas lotaram o Teatro Patativa do Assaré, no SESC de Juazeiro do Norte, para participar de uma roda de conversa com o educador português José Pacheco, que durante 30 anos foi professor da Escola da Ponte (Portugal). A Ponte é uma experiência de educação em escola pública reconhecida e aplaudida mundialmente.

Durante todos os dias da Semana são realizadas Partilhas Boas Práticas e Saberes em Educação e em Sustentabilidade, além de uma Mostra de Trabalhos Científicos. Até sexta-feira (21) serão apresentadas sete partilhas e 13 trabalhos científicos, sobre diversos temas.

Na noite desta quarta-feira (19), a programação contou com uma apresentação do reisado Decolores, do mestre Dedé de Luna, da cidade do Crato, seguida da exibição do documentário Paulo Freire Contemporâneo. A data foi escolhida para essa exibição por ser exatamente o dia do aniversário de Paulo Freire, nascido em 19 de setembro de 1921.

A agenda da 2ª SFC incluirá, ainda, a exibição do documentário Pro Dia Nascer Feliz, do diretor João Jardim, na noite desta quinta-feira (20). A pernambucana e, hoje, graduanda do curso de jornalismo, Valéria Fagundes, que participa do documentário, estará presente na noite de exibição do documentário, para dialogar com os participantes sobre o mesmo e sobre sua própria relação com a educação.

Na sexta-feira (21) a agenda incluirá uma apresentação da comunidade cigana Calon, de Souza (PB) e uma roda de conversa com Francisca Pini, diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire. Após a roda de conversa com Francisca Pini, o grupo na Base da Chinela abrirá a programação do Festival de Sabores, Sons e Cores da Gente.

Na manhã de sábado (22) será exibido o documentário Cabra Marcado para Morrer, que conta a história do líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado há 50 anos, no município se Sapé, na Paraíba. 50 anos depois, a estrutura fundiária do Brasil continua quase inalterada e ainda persistem vários conflitos agrários com características semelhantes ao que vitimou João Pedro, destaca Joelmir Pinho, diretor geral da Escola de Políticas Púbicas e Cidadania Ativa – EPUCA, organização não governamental responsável pela realização da 2ª Semana Freiriana do Cariri.

A agenda da Semana será encerrada na noite de sábado, com shows da Orquestra de Flautistas Guarani, de Campos Sales, do Grupo Cantigar e de Geraldo Júnior.

Fonte: Coord. Semana Freiriana do Cariri.

Notícias anteriores
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará
(c) 2010 - Digital Brasil Host - Direitos Reservados - Licenciado para Rádio tres Fronteiras - O conteúdo do site é de inteira responsabilidade de seus mantenedores, licenciados ou colaboradores. Os direitos dos conteúdos publicados pertencem exclusivamente as suas fontes, reproduzidos ou veiculados com a finalidade de divulgação e informação. Termo de Uso. Política de Privacidade. Painel Administrativo. Permalink.