Notícias
14/04/2014
Peregrinação da imagem da Padroeira de Crato no centenário da Diocese
Dentro das comemorações pelo centenário de criação da Diocese consta uma peregrinação da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, nas 55 paróquias da Igreja Particular de Crato.
A imagem escolhida para peregrinar foi a segunda venerada como padroeira de Crato a mesma que sai nas procissões do dia 1º de setembro.
Esta estátua foi venerada de 1745 – à época da ainda Missão do Miranda – até 1938, quando foi substituída pela atual representação da Virgem da Penha que pontifica nos dias de hoje no altar-mor da catedral cratense.
Para perpetuar essa peregrinação da histórica estátua de Nossa Senhora da Penha foi encomendada – a uma fábrica de imagens sacras – a confecção de 60 (sessenta) réplicas dessa estátua.
Elas estão sendo feitas artesanalmente, em fibra de vidro, com excelente acabamento e primorosa pintura, medindo cada uma cerca de 80 centímetros.
No dia 1º de setembro próximo cada paróquia receberá uma imagem, a qual será colocada em local de destaque nas 55 igrejas-matriz das paróquias que compõe a Diocese de Crato.
A imagem histórica da padroeira será coroada – na cidade de Crato – no próximo dia 1º de setembro, por um representante do Papa Francisco e depois ficará exposta, a partir daquela data, num nicho que será construído no interior da Catedral de Nossa Senhora da Penha.
A cada dia que passa a Catedral de Crato consolida sua posição de ser o edifício mais importante dentro do que resta do patrimônio histórico, artístico e cultural da Cidade de Frei Carlos.
Notícias anteriores
|