Menu
Equipe
Notícias
08/09/2015
Cariri-Oeste quer distrito industrial

Araripe. Contando com uma população estimada em torno de 180 mil habitantes, e compreendendo 11 municípios, os moradores da região Cariri-Oeste sonham em ver instalado o processo de industrialização, visto que, é uma região carente e não dispõe de indústrias que possibilitem um maior incremento na geração de emprego e renda. Para tanto, a população está intensificando um movimento em que visa a cobrar das autoridades políticas que representam a região, maior compromisso no sentido de que se possa ser instalado um distrito industrial para poder absorver a mão-de-obra ociosa.

Esse movimento vem ganhando corpo em todos os segmentos sociais, entidades de classes, associações de serviços como o Rotary clube, Lions clube, marçonaria, associações comunitárias, igrejas, entre outros que já vêm comprando a ideia no sentido de que essas possam emitir documentos aos representantes da região na câmara federal, Assembleia Legislativa do estado, câmaras municipais, prefeituras municipais.

"A intenção é que juntos possamos cobrar e exigir destes representantes os reais e legítimos interesses da população dessa região, por ser uma das mais carentes do Estado neste sentido", enfatiza o presidente do Lions Clube de Campos Sales, Leonardo Rodrigues.

Para o Professor Luiz Paulo Paulino de Lima, residente em Araripe, a abertura de uma escola profissionalizante no município gera expectativas em centenas de jovens sobre o seu futuro em relação ao primeiro emprego, o que seria de fácil solução com a abertura do processo de industrialização na região, pois absorveria a mão-de-obra mais qualificada e facilitaria ao jovem a ingressar no mercado de trabalho sem ter que se deslocar para outras cidades.

Viabilidade

A estudante Aparecida da Costa Vieira, estudante e residente no município de Antonina do Norte, também destaca que um dos maiores problemas que a juventude está enfrentando na região é a escassez na oferta de emprego. "Isso nos obriga a deixar nossos lares, o convívio familiar, o lugar da gente, e ir em busca de oportunidade de trabalho nos grande centros.

O vendedor ambulante Luiz Pedro da Silva residente em Tarrafas, enfatiza que em sua cidade não existe nenhuma perspectiva de geração de emprego e renda.

"Para um pai de família como eu torna-se impossível criar e educar os meus filhos em minha própria cidade, porque além de não ter muitas oportunidade de qualificação profissional, tem o alto índice de desemprego. A ociosidade dos jovens e a dependência exclusiva dos poucos empregos públicos do município, aposentadorias e dos programas sociais do Governo Federal, é uma realidade dolorosa", declarou Luiz Pedro.

Diario do Nordeste - Regional

Notícias anteriores
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará
(c) 2010 - Digital Brasil Host - Direitos Reservados - Licenciado para Rádio tres Fronteiras - O conteúdo do site é de inteira responsabilidade de seus mantenedores, licenciados ou colaboradores. Os direitos dos conteúdos publicados pertencem exclusivamente as suas fontes, reproduzidos ou veiculados com a finalidade de divulgação e informação. Termo de Uso. Política de Privacidade. Painel Administrativo. Permalink.