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24/01/2011
Telefonia - O interior do Ceará quer mais

Nas pequenas cidades das regiões Centro-Sul do e Inhamuns, a telefonia móvel começou a funcionar no ano passado. A expansão dos telefones celulares faz parte do programa de universalização. Depois de uma década de espera, os moradores tinham a expectativa de que a comunicação seria fácil e prática. Entretanto, a reclamação é geral.
O que se observa, é a precariedade do sistema que apresenta constantemente sinal ocupado, fora de área, rede indisponível e quando é completada, a ligação cai em menos de um minuto. "É péssimo. Ninguém consegue uma ligação", disse a vendedora Elieuda Oliveira, da cidade de Aiuaba. A operadora TIM instalou o serviço, nessa cidade da região dos Inhamuns, no segundo semestre de 2010.

Em Arneiroz, outra cidade da mesma região, o problema se repete. "É muito ruim e a partir das 18 horas até as 22 horas é quase impossível conseguir receber ou fazer uma chamada", disse o padre Francisco Erasmo Bezerra de Almeida, pároco da igreja Nossa Senhora do Patrocínio. "Em caso de emergência, as pessoas ficam prejudicadas", afirma. "O cliente paga e não dispõe de um serviço de qualidade", dispara.

Falhas ferem CDC
Para o estudante Edvan Silva, a deficiência na telefonia móvel fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC). "Nos fins de semana e nos feriados, fica pior", disse. "Onde estão os nossos direitos?", questiona.

Na cidade de Arneiroz, a Tim instalou o sistema em maio de 2010 e de acordo com os moradores, no início funcionou bem. "Depois piorou e permanece até hoje", disse o comerciário, Roberto Alves. "O celular chegou, mas não presta", fala.

Aborrecimentos
Em Cariús, a população dispõe das operadoras TIM e Claro. O sistema da primeira tem dias que está bom, mas em outros opera com precariedade. A Claro, instalada há dois anos, traz aborrecimentos para os clientes. "Aqui não pega que presta e quem tem celular dessa empresa está mudando", disse a secretária, Welda Moura. "Em ambiente fechado, ninguém consegue falar, só fora, na calçada".

Os moradores de Saboeiro também estão insatisfeitos com a telefonia móvel. A operadora que atende a cidade é a Vivo, há quase dois anos. "A gente não consegue ouvir direito e o sinal não é bom", disse o comerciante João Ferreira.

Já nas cidades de Antonina do Norte e de Deputado Irapuan Pinheiro, os moradores estão satisfeitos com o uso do celular. "Agora está bem melhor", disse a comerciária, Juliana Maroto, que trabalha em uma farmácia, em Antonina do Norte. O sistema é operado pela empresa Claro. Em Deputado Irapuan Pinheiro, a população aprova a operadora OI, instalada há oito meses.

"É ótimo, não tem o que reclamar", disse a microempresária, Zilda Holanda.

Em Icó - Atendimento precário motivou ação judicial
Está nas mãos do juiz Luiz Carlos Saraiva Guerra, da Vara Única, da comarca da cidade de Icó, uma ação civil pública contra a operadora TIM Nordeste Celular. A demanda judicial foi ingressada pelo Ministério Público Estadual (MPE), em decorrência da precariedade do serviço de telefonia móvel. O representante do MPE, Luciano Tonet, disse que aguarda uma decisão da Justiça local e que o problema persiste, apesar de ter ocorrido alguma melhoria. "Antes, não se conseguia fazer uma ligação entre 18 e 22 horas", frisou. "A falta de sinal persistia por algumas horas".

Na ação civil pública, o MPE solicita da justiça um prazo de 30 dias para que a empresa amplie o projeto técnico para melhoria da qualidade do serviço aos clientes. Em caso de descumprimento, foi pedida a aplicação de multa diária de R$ 10 mil.

O presidente da Subseção da OAB, na região Centro-Sul, Fabrício Moreira, considera um absurdo o descaso da operadora com os clientes. "Esse é um problema que se arrasta há dois anos, sem uma solução por parte da empresa", disse.

Fonte: Reportagem de Honório Barbosa

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