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24/01/2011
Telefonia - O interior do Ceará quer mais
Nas pequenas cidades das regiões Centro-Sul do e Inhamuns, a telefonia móvel começou a funcionar no ano passado. A expansão dos telefones celulares faz parte do programa de universalização. Depois de uma década de espera, os moradores tinham a expectativa de que a comunicação seria fácil e prática. Entretanto, a reclamação é geral.
Em Arneiroz, outra cidade da mesma região, o problema se repete. "É muito ruim e a partir das 18 horas até as 22 horas é quase impossível conseguir receber ou fazer uma chamada", disse o padre Francisco Erasmo Bezerra de Almeida, pároco da igreja Nossa Senhora do Patrocínio. "Em caso de emergência, as pessoas ficam prejudicadas", afirma. "O cliente paga e não dispõe de um serviço de qualidade", dispara. Falhas ferem CDC
Na cidade de Arneiroz, a Tim instalou o sistema em maio de 2010 e de acordo com os moradores, no início funcionou bem. "Depois piorou e permanece até hoje", disse o comerciário, Roberto Alves. "O celular chegou, mas não presta", fala. Aborrecimentos
Os moradores de Saboeiro também estão insatisfeitos com a telefonia móvel. A operadora que atende a cidade é a Vivo, há quase dois anos. "A gente não consegue ouvir direito e o sinal não é bom", disse o comerciante João Ferreira. Já nas cidades de Antonina do Norte e de Deputado Irapuan Pinheiro, os moradores estão satisfeitos com o uso do celular. "Agora está bem melhor", disse a comerciária, Juliana Maroto, que trabalha em uma farmácia, em Antonina do Norte. O sistema é operado pela empresa Claro. Em Deputado Irapuan Pinheiro, a população aprova a operadora OI, instalada há oito meses. "É ótimo, não tem o que reclamar", disse a microempresária, Zilda Holanda. Em Icó - Atendimento precário motivou ação judicial
Na ação civil pública, o MPE solicita da justiça um prazo de 30 dias para que a empresa amplie o projeto técnico para melhoria da qualidade do serviço aos clientes. Em caso de descumprimento, foi pedida a aplicação de multa diária de R$ 10 mil. O presidente da Subseção da OAB, na região Centro-Sul, Fabrício Moreira, considera um absurdo o descaso da operadora com os clientes. "Esse é um problema que se arrasta há dois anos, sem uma solução por parte da empresa", disse. Fonte: Reportagem de Honório Barbosa
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