Menu
Equipe
Acessos
1722876
pageviews
Notícias
21/01/2019
Médico de família de Campos Sales, professor universitário e pesquisador, Paulo Ney Aguiar Martins, é destaque nos Estados Unidos

O médico cirurgião e professor universitário nos Estados Unidos, Paulo Ney Aguiar Martins, 43, é destaque na medicina estadunidense. Foi agraciado com o Prêmio Estrelas em Transplante 2019.

Especialista em cirurgia de transplante visceral e cientista da Universidade de Massachusetts, Paulo Ney Aguiar Martins, recentemente recebeu prêmio e reconhecimento da própria universidade por seus trabalhos e pesquisa em transplantes de órgãos.

O médico brasileiro obteve título de PhD na Universidade de Berlim e fez pós-doutorado no BWH / MGH (Harvard) e bolsa de transplante clínico no MGH.

O seu laboratório centra-se na imunobiologia de transplantes e o seu interesse principal tem sido na preservação de órgãos / lesão de isquemia-reperfusão / tratamento de enxertos desde que iniciou o seu doutoramento em imunologia de transplantes há 16 anos.

Seu trabalho sobre a fisiopatologia da colangiopatia isquêmica de fígados de doadores DCD levou-o a obter o prêmio ASTS Vanguard em 2016.

Trajetória

Nascido em Salvador, mas desde os primeiros meses de vida veio para Campos Sales, no alto sertão cearense, terra de sua família. É filho do médico e ex-prefeito, Paulo Ney Martins, que se formou em Salvador.

Sua trajetória começa em 1993, quando passou em 1° lugar geral para o curso de medicina na Universidade Federal da Bahia. Seu maior incentivador trata-se de seu pai, também médico cirurgião e fonte de inspiração.

Atualmente, Paulo Martins reside em Boston, nos Estados Unidos. Está desenvolvendo um projeto sobre a preservação da perfusão por máquinas de fígado.

O objetivo é encontrar formas inovadoras de mitigar danos no órgão e reparo por meio do silenciamento de genes com pequenos RNAs de interferência (interferência de RNA) dentro de nanopartículas durante a preservação da máquina de perfusão do fígado.

Esta pesquisa pioneira permitiu-lhe obter o Prêmio Rising Star de 2018 da Sociedade Internacional de Transplante de Fígado (ILTS), entre outros prêmios para ele e seus orientandos; e um pedido de patente.

O pesquisador e professor, Paulo Ney Aguiar Martins possui 75 publicações revisadas por pares e 15 capítulos de livro. É o primeiro brasileiro a conseguir esse feito em universidades dos Estados Unidos.

Fonte: Diário do Nordeste

Notícias anteriores
Rádio Três Fronteiras AM - (88) 3533-1530 (88)94606875 (88)99000374 - Rua Joaquim Távora 333 - Campos Sales - Ceará
(c) 2010 - Digital Brasil Host - Direitos Reservados - Licenciado para Rádio tres Fronteiras - O conteúdo do site é de inteira responsabilidade de seus mantenedores, licenciados ou colaboradores. Os direitos dos conteúdos publicados pertencem exclusivamente as suas fontes, reproduzidos ou veiculados com a finalidade de divulgação e informação. Termo de Uso. Política de Privacidade. Painel Administrativo. Permalink.