Menu
Equipe
|
Notícias
19/03/2013
Ceará comemora o Dia de São José à espera de um bom inverno
Pai terreno de Jesus, São José é padroeiro do Ceará e mesmo quem não é católico, mas é cearense da gema, espera pelo 19 de março, dia do santo. Reza o costume que, se chover nesse dia, o inverno no estado é garantido. É verdade que os cientistas já explicaram que a possibilidade de chuvas nessa época é por causa da passagem do equinócio quando sol fica mais próximo das regiões próximas à linha do equador promovendo mais evaporação e possibilidades de chuvas. Mas quem se importa com explicação científica quando se tem fé no santo? Em um período de seca como o vivido pelos sertanejos cearenses, no Dia de São José muitos farão preces ainda mais fervorosas. Festas para o santo não faltam.
De acordo com a Arquidiocese de Fortaleza, além de Fortaleza, outros locais do Ceará têm o santo como padroeiro. No interior, as comemorações são em Canaã, Trairi, bairro do Cruzeiro em Itapipoca, Itapiúna, bairro do Limoeiro em Juazeiro do Norte, Missão Velha, Ponta da Serra, Potengi, Granja, Ubajara, Catarina e Iguatu.
Na Arquidiocese de Fortaleza São José é lembrado na Catedral Metropolitana, Aquiraz, Parque Potira, Lagoa Redonda, Olavo Oliveira, Dendê, Maracanaú, Paramoti, Itapery, Sítio São José em Messejana, Nova Assunção, Álvaro Weyne, Barroso II, Edson Queiroz, Santa Fé e Barra do Ceará, dentre outras comunidades.
São José e Juventude
Na Catedral Metropolitana de Fortaleza desde o último dia 10 acontece a festa de São José, que será encerrada nesta terça-feira. Para inspirar os fieis durante a novena foi escolhido o tema “São José, Modelo de Vida a Juventude”. A referência é também uma forma de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho no Rio de Janeiro.
Notícias anteriores
|